domingo, 20 de maio de 2012

História



O brigadeiro  é uma invenção brasileira.

Inicialmente chamado de negrinho – e chamado assim até hoje pelos gaúchos – estima-se que foi inventado na década de 20 ou 30 em São Paulo, pois as fábricas de leite condensado e chocolate em pó estavam ali instaladas.

Quanto ao nome brigadeiro, batizado assim em 1945, durante uma campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes disputada com Eurico Gaspar Dutra para a presidência da República. Gomes tinha o slogan “Vote no Brigadeiro, que é bonito e é solteiro” ganhando o coração das moças na época, que preparavam negrinhos em casa e os vendiam nas ruas com o nome de brigadeiro, sendo o dinheiro da venda destinado ao fundo de campanha.

Hoje em dia temos diversas receitas de brigadeiro. O tradicional enrolado em deliciosos “bolinhos” o prático brigadeiro de colher, que era a versão “feita em casa” inclusive no micro-ondas para dar menos trabalho, mas esse acabou se tornando também destaque em festas, servido em pequenos potinhos. Pode ser envolto em chocolate granulado, amêndoas, nozes, e recheado com morangos ou uvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário